Projeto de Aprendizagem



Apresentação do tema: as crianças de hoje vivem em um mundo globalizado e tecnológico, tendo muitos recursos a sua disposição. Logo, a iniciativa dos professores de trazer a música para a sala de aula é extremamente válida, pois proporciona aprendizagens significativas numa época em que é necessário despertar o interesse das crianças (início da alfabetização) e ainda contribui para a formação cultural dos alunos.
            O trabalho com a música vem ganhando força a partir da lei nº 11.769, sancionada em 18 de agosto de 2008, que determina que a música faça parte do componente curricular da Educação Básica. Segundo o Referencial Curricular Nacional “As crianças interagem com a música, as brincadeiras e os jogos: cantam enquanto brincam, acompanham com sons os movimentos de seus carrinhos, dançam e dramatizam situações sonoras diversas, conferindo personalidades e significados simbólicos aos objetos sonoros e a sua produção musical”.
A música promove o desenvolvimento físico e emocional da criança, despertando estímulos que favorecem a interação sócio-cultural e a criatividade, pois a música tem uma forte ligação com o brincar. A utilização da música proporciona um ambiente alegre, descontraído e agradável.

Certezas provisórias
* Trabalhar com cantigas e músicas interessantes desperta a curiosidade dos alunos;
* A utilização de textos já memorizados pelos alunos (como as cantigas) usa os conhecimentos prévios para estimular a alfabetização;
* Através de um trabalho com música se torna possível lidar com a expressão corporal e com a proposta de letramento.

Dúvidas temporárias
* A proposta da alfabetização através da música pode criar nos alunos habilidades de interpretação?
* Exercitando as habilidades de interpretação, os estudantes melhoram também seu desempenho em outras matérias?
* É possível integrar a família em atividades de um projeto sobre música?
* A música melhora a oralidade e desperta o interesse dos alunos por questões de letramento?
* A música é uma metodologia de ensino bastante utilizada?
* É possível abordar a matemática através da música?

Atividades de concretização do projeto

* Pesquisar referencial teórico sobre o uso da música em sala de aula;
Nessa etapa o grupo buscará fontes de informação sobre a temática do projeto. o objetivo será ampliar o nível de conhecimento dos integrantes, de modo que seja possível criar fichas de leitura e resumos que servirão como bibliografia básica ao longo da realização do projeto. O material citado abaixo será lido e analisado detalhadamente para que se produza referências para as próximas etapas.
ANTUNES, Celso. Inteligências Múltiplas e seus jogos. São Paulo: Editora Vozes, 2000;
FERREIRA, Martins. Como usar a música na sala de aula.

* Realizar uma pesquisa de campo com professores que trabalham nos anos iniciais;
(Entrevistas com professores e observação em escolas);
A entrevista tem como objetivo avaliar se as escolas estão cientes sobre a lei nº 11.769, sancionada em 18 de agosto de 2008, que determina que a música faça parte do componente curricular da Educação Básica e descobrir como a música é trabalhada na sala de aula, e se faz parte da metodologia de ensino dos educandos.

* Examinar com atenção entrevistas e projetos que falem sobre a música no cotidiano escolar;
Apesar de pouco utilizada, a música torna-se uma grande aliada ao aprendizado escolar. Na internet encontramos algumas matérias e reportagens de educadores que romperam com a forma tradicional de ensino e estão obtendo excelentes resultados. Dessas entrevistas e projetos, vamos extrair os desafios, os pontos positivos, os negativos assim como seus resultados, ajudando a estabelecer um norte aos futuros educadores.

* Coletar modelos de atividades diversificadas que integrem a música e letramento;
Com a revolução cultural advinda da popularização da internet, os atuais e futuros educadores foram desafiados a encontrar novas maneiras de “prender a atenção” do educando. Com inúmeras formas de entretenimento disponíveis a escola precisa se reinventar, buscando atividades de interação, de participação. O quadro negro por si só, não consegue manter o educando interessado em aprender, por isso a necessidade de novas atividades entre elas a música.

* Criar um vídeo sobre a temática do projeto.

Assim como as crianças os jovens universitários do século XXI já não têm a mesma paciência para aprender somente através da leitura, então, é preciso adaptar-se as novas mídias, também no ambiente universitário e como forma de organização dos tópicos abordados vamos criar um vídeo sobre a temática do projeto.  

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