domingo, 25 de maio de 2014

Oralidade

Olá pessoal!
Essas atividades visam trabalhar com a oralidade, de modo que os alunos despertem para a consciência fonológica. Elas foram retiradas de um livro e podem ser usadas em um projeto de música, por exemplo.

Onomatopeias ( o som e a imagem)

Esta atividade auxilia:
* Na exploração de linguagens não convencionais;
* A identificar a onomatopeia como marca linguística de um gênero narrativo.
Você vai precisar de:
* Crianças na roda.
Procedimento:
* Seus alunos sabem o que é uma onomatopeia? Sabem onde ela costuma aparecer? Com as crianças na roda lance a brincadeira para, em seguida, lançar conceitos. Identifique-a como uma marca linguística da revista em quadrinho, do gibi, e conceitue onomatopeia.
* Você inicia a atividade criando sonoramente uma onomatopeia. Veja bem, estamos trabalhando o som. Nesse momento não precisamos do corpo para nos expressar; portanto, se a onomatopeia que você criou é toc-toc (bater na porta), não precisa do gesto, só do som.
* Quem estiver à sua direita é o próximo a apresentar um som que carrega uma imagem. Cada um na sua vez, com os risos consequentes que a brincadeira provoca, até o último da roda. Liste as onomatopeias que surgirem e perceba se foram todas corretamente identificadas.


Literatura e som ( poemas futuristas)
Esta atividade auxilia:
* Na exploração da percepção sonora;
* Na expressão sonora;
* A entender respiração e som como constituintes da fala.
Você vai precisar de:
* crianças na roda e em grupo;
* texto no quadro;

Procedimento:
* Deveríamos nos portar, com relação à respiração e ao som, assim como agem os bebês e os animais, isto é, deixá-la fluir, espontânea e suave. Inspirar.... expirar.... inspirar. Esse é o movimento.
* Apresente aos alunos a importância da respiração, explique como o ar se faz som, o som se faz palavra e a palavra, comunicação.
* Fale também sobre a importância dessa respiração para auxiliar momentos de maior tensão, como os que antecedem um exame ou alguma atividade que requer concentração. Essa respiração oxigena o cérebro e nos ajuda a raciocinar claramente. Pratique com eles alguns exercícios, como os indicados abaixo.
Inspirar – Expirar - Inspirar em dois tempos. Os braços acompanham o movimento inspiratório e sobem, lateralmente, até o alto, da cabeça. - Segure o ar, com os braços no alto, por mais dois tempos. - Expirar em quatro tempos. Os braços descem, lateralmente e lentamente, ao longo do corpo, acompanhando a expiração. Respiração e som ( O processo é o mesmo: inspira-se em dois tempos; segura-se dois tempos; expira-se em quatro tempos seguidos as indicações abaixo). 1- Inspirar e soltar o ar pela boca, sem fazer som. 2- Inspirar e soltar o ar pela boca emitindo som do U. 3- Inspirar e soltar com o som do I. ( U e I são as vogais de maior frequência, por isso ampliam a ressonância das pregas vocais). 4- Inspirar e soltar o ar emitindo o som do S. 5- Inspirar e soltar o ar emitindo o som do R.
* Após esse aquecimento sonoro, proponha a próxima atividade. Um trabalho orgânico, criativo e de impressionante riqueza sonora. Você atua como regente, incluindo efeitos – como um sino que toca, antes de começar a sonorização do poema. Faça o sino repercutir e mostre aos alunos que você é bom nisso.



Canção dos peixes
Pling Pling Pling
Shhhhhhh shhhhhhh shhhhhhh

Pling Pling Pling

Shhhhhhh shhhhhhh shhhhhhh
Glub glub glub glub

Shhhhhhh shhhhhhh shhhhhhh
Glub glub
Glub glub
Shhhhhhh shhhhhhh shhhhhhh
Pling pling pling
* Dividir a turma em três grupos:
- o primeiro faz o som das gotículas de água (pling).
- o segundo, o som das ondas o mar (shhhhhhh).
- o terceiro, o som dos peixes ( glub glub ).

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